top of page
Este site sistematiza e disponibiliza dados (fotos, mapas, pesquisas, teses, dissertações, referências, etc.) sobre a evolução urbana de Blumenau - SC, associando tempo e espaço.
 
Blumenau é uma cidade de cerca de 310.000 habitantes, localizada no trecho médio do Vale do Itajaí, funcionando como pólo de sua rede urbana. É a terceira maior cidade de Santa Catarina.
 
Fundada em 1850 por imigrantes alemães, Blumenau é um forte pólo da indústria têxtil, e sedia a Oktoberfest, evento turístico de grande porte.
As cidades são organismos vivos e complexos, continuamente em transformação, locus tanto da cooperação quanto do conflito de interesses dos agentes formadores do espaço urbano. Cada geração deixa sua contribuição, criando, destruindo, adaptando. Por este motivo, a compreensão do espaço urbano pressupõe a compreensão de seu processo de formação ao longo do tempo (SIEBERT, 2000a).
 
Todo assentamento humano é influenciado por seu sítio físico, sobre o qual também age, em uma relação bidirecional. Assim, Blumenau tem sua evolução urbana íntimamente associada à Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu. Entre rios e morros, a malha urbana desenvolveu-se, inicialmente, linearmente ao longo dos cursos d'água. Foi ocupado o leito secundário dos rios, o que acarreta em inundações periódicas. Na sequência, foram ocupadas as encostas dos morros, que oferecem risco de deslizamento. Os conflitos com o meio natural, iniciados no período colonial, intensificaram-se ao longo do tempo e prejudicam o desenvolvimento urbano (SIEBERT, 2009 a).
 
"Blumenau herdou graves problemas relacionados ao sítio onde nasceu e cresceu. Localizada na retro-terra do baixo Vale do Itajaí, em uma estreita planície do piemonte das serranias acidentadas que ali fazem às vezes de Serra do Mar, a cidade possui sérios problemas de enchentes periódicas, incidentes de escorregamentos de terra nas encostas dos morros, exigüidade de espaços urbanizáveis e pressões de ocupação de difícil viabilização" (AB'SABER, 1997).
bottom of page